1. (11)
  2. (34)

analises ergonomicas

Analises Ergonômicas

A Análise Ergonômica é uma técnica que avalia o ambiente de trabalho, buscando criar um local de trabalho seguro, saudável e contribuir com o bem-estar e a produtividade dos usuários. Esta técnica visa avaliar os movimentos e arranjos do posto de trabalho, para que as exigências operacionais dos postos de trabalho sejam compatíveis com as capacidades, limitações físicas, psicológicas e emocionais dos usuários.

O que é Análise Ergonômica?

A Análise Ergonômica é uma técnica que avalia problemas físicos e de saúde relacionados ao uso inadequado dos postos de trabalho, especialmente aqueles relacionados a problemas musculoesqueléticos (LER/DORT). A análise ergonômica destina-se a identificar e abordar os elementos do ambiente de trabalho que possam colocar em risco o desempenho e a saúde dos trabalhadores. O objetivo é avaliar e propor modificações no ambiente de trabalho, projetando as atividades de trabalho para serem seguras e para melhorar a produtividade, a postura, a motivação e o bem-estar dos trabalhadores.

Vantagens da Análise Ergonômica

Redução dos custos

A análise ergonômica tem o potencial de reduzir custos associados a problemas de saúde relacionados ao trabalho e afastamento.

Aumento da produtividade

Como resultado dos melhores arranjos de posto de trabalho, mobilidade corporal e ergonomia, os funcionários podem realizar seu trabalho de maneira mais eficiente, aumentando a produtividade.

Maior satisfação nos funcionários

Funcionários saudáveis, motivados e satisfeitos podem contribuir para uma equipe mais produtiva. A Análise Ergonômica tem o potencial de aprimorar sua experiência no trabalho e melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Redução na frequência de absenteísmo

Em organizações onde as Análises Ergonômicas são praticadas, a frequência de absenteísmo e incidentes é reduzida, pois os trabalhadores se sentem seguros e confortáveis ​​ao executar seu trabalho.

Otimização dos serviços

À medida que os arranjos físicos se tornam mais adaptados ao trabalhador, o trabalho se torna mais simples e eficiente, pois a utilização dos equipamentos torna-se mais intuitiva e dinâmica.

A Análise Ergonômica não só ajuda a reduzir custos, mas também contribui para o bem-estar, a satisfação, a motivação e a produtividade dos trabalhadores. Por isso, a Marcelino Assessoria e Engenharia oferece serviços especializados nesta área a fim de proporcionar seg