A análise técnica ergonômica está diretamente relacionada à saúde e segurança dos trabalhadores, pois tem como objetivo identificar possíveis riscos à saúde física e mental, que possam ser causados por fatores ambientais, equipamentos ou hábitos desenvolvidos no ambiente de trabalho.

O que é análise técnica ergonômica?

A análise técnica ergonômica é uma ferramenta que permita o ajuste das condições de trabalho, suas características e seu ambiente, às características, capacidades e limitações dos trabalhadores para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho.

Como funciona a análise técnica ergonômica?

Para realizar uma análise técnica ergonômica é necessário consultar leis e normas que regem o setor em que se deseja aplicar a análise, de modo a garantir o cumprimento às regulamentações. Além disso, é necessário compreender as tarefas do setor e as demandas de saúde e segurança do trabalho. Esses dados estruturam o processo de análise, que não se limita a verificar o comportamento dos trabalhadores, mas também abrange aspectos como configuração de postos de trabalho, acessibilidade, qualidade de iluminação e temperatura, entre outros.

Vantagens de se investir em uma análise técnica ergonômica:

  • Diminuição dos riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais; Melhora na ergonomia dos postos de trabalho; Aumento da produtividade; Mais agilidade nas tarefas; Redução de custos no setor.

O investimento na análise técnica ergonômica, além de oferecer mais segurança e conforto aos trabalhadores, pode ser uma ótima forma de otimizar processos e reduzir custos na empresa. Por isso, a Marcelino Assessoria e Engenharia, especializada no segmento ENGENHARIA - SEGURANÇA DO TRABALHO, oferece excelente assessoria para quem deseja realizar essa análise. Não perca essa oportunidade e faça uma cotação hoje mesmo!

Entre em Contato