A saúde ocupacional é um segmento de atuação que tem como finalidade promover o bem-estar, proteção da saúde e prevenção de acidentes em ambientes de trabalho. Para tanto, é necessário o uso da Gestão de Saúde Ocupacional. Uma gestão capaz de promover melhorias na saúde dos trabalhadores, bem como redução de custos e melhor concordância com as regulamentações do Ministério do Trabalho.

O que é gestão em saúde ocupacional?

A gestão em saúde ocupacional é a implementação de ações eficientes para a prevenção de doenças e acidentes do trabalho. Ela é capaz de promover a melhoria das condições ambientais de trabalho, assim como o monitoramento dos riscos para os trabalhadores.

Como funciona?

O primeiro passo para a implementação da gestão em saúde ocupacional é a realização de uma análise do ambiente de trabalho, buscando identificar os possíveis riscos e também os benefícios que a implantação da gestão pode proporcionar à equipe. Após a análise dos riscos, é necessário levantar as medidas de prevenção e correção necessárias, de modo a garantir a saúde dos trabalhadores.

Vantagens de implementar gestão de saúde ocupacional

  • Redução de acidentes no trabalho e consequentemente de custos;
  • Identificação de problemas e riscos no ambiente de trabalho e fornecimento de soluções;
  • Promoção de um ambiente saudável para o trabalhador;
  • Cumprimento dos requisitos legais;
  • Redução de sofrimentos humanos.

A gestão em saúde ocupacional é essencial para garantir a segurança dos colaboradores, bem como promover o cumprimento das regulamentações legais. Se você ainda não conhece todas as vantagens da gestão em saúde ocupacional para sua empresa, aproveite a oportunidade e solicite uma cotação personalizada na Marcelino Assessoria e Engenharia, especialista em ENGENHARIA - SEGURANÇA DO TRABALHO.

Entre em Contato