A gestão de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é uma forma de administrar prevenção e segurança de riscos no ambiente de trabalho. É uma técnica que auxilia no controle de acidentes, bem-estar dos colaboradores e melhorias nos âmbitos de saúde, segurança e meio ambiente. Além disso, essa estratégia é essencial para a obtenção de economia de recursos e consequente melhoria das atividades e resultados nas empresas.

O que é gestão de SST?

Gestão de SST é a maneira de administrar a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, realizada de acordo com as normas regulamentadoras (NR) e outras legislações aplicáveis. A gestão de SST deve ser realizada de forma ativa e contínua afim de garantir que as normas de segurança sejam cumpridas e o ambiente de trabalho seja organizado de maneira segura.

Como funciona a Gestão de SST?

A gestão de SST deve ser executada de acordo com as normas regulamentadoras. É importante realizar avaliações de risco e seguir as orientações do Ministério do Trabalho para prevenção de acidentes. Além disso, devem ser instaladas ferramentas, equipamentos de segurança, sinalizações de advertência e treinamentos para novos colaboradores.

Vantagens da gestão de SST

  • Prevenção de acidentes;
  • Cumprimento das normas regulamentadoras;
  • Aumento da produtividade e economia de recursos;
  • Redução de processos judiciais com o Ministério do Trabalho;
  • Melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Redução dos custos com acidentes e doenças ocupacionais;
  • Aumento da competitividade em relação às Normas Regulamentadoras.

A gestão de SST é uma experiência que, além de garantir a segurança e saúde dos colaboradores, pode contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico da empresa. Se você deseja contratar os melhores serviços de SST, conte com a Marcelino Assessoria e Engenharia, uma empresa especializada no segmento Segurança do Trabalho.

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