O LTcat INSS é um documento obrigatório para as empresas que possuem mais de 10 funcionários e tem por objetivo informar à Previdência Social a quantidade de acidentes de trabalho com afastamento ocorridos nos últimos 12 meses. O documento é gerado anualmente e é composto por 14 vias, sendo 11 destinadas à Previdência e três para a empresa.

O que é a LTcat INSS ?

A LTcat INSS, conhecida como Livro de Registro de Acidentes de Trabalho com Afastamento, é um documento que as empresas devem preencher, documentar e enviar à Previdência Social. O documento contempla todos os acidentes que possam ter ocasionado um afastamento superior a 3 dias do trabalho, devendo conter informações sobre o ocorrido, o tratamento de saúde, a perícia médica e outros fatores relacionados.

Como funciona a LTcat do INSS?

O preenchimento da LTcat INSS deve ser feito a partir de informações do prontuário médico do acidentado e as cópias das guias emitidas para o tratamento do funcionário. O documento deve ser gerado anualmente e devidamente datado, assinado e carimbado pela empresa. Além disso, o preenchimento deverá conter todas as informações necessárias para viabilizar o pagamento dos devidos benefícios e indenizações versadas pela Previdência Social, quando aplicável.

Vantagens da utilização da LTcat INSS

  • Redução dos custos da empresa com acidentes: a previsão de acidentes e dos custos associados a eles impactam os planos de gastos da empresa, que deve pagar pelos gastos com exames médicos, licença médica, medicamentos, custas judiciais, indenizações, entre outros; Eliminação de processos judiciais: devido à sua estrutura, o documento é capaz de documentar com precisão os acidentes ocorridos na empresa, sejam eles leves ou graves, confirmando assim os direitos dos trabalhadores; Aumento da produtividade da empresa: com a previsão de acidentes e dos custos associados, a empresa poderá reinvestir o dinheiro economizado em melhorias nas instalações e nos processos internos; Redução das chances de fraudes: o documento serve como um mecanismo de combate às fraudes e nepotismos ao conferir o uso adequado dos benefícios disponibilizados pela Previdência Social; Transparência na geração e informação dos dados: o preenchimento e o envio de forma correta da LTcat INSS, aumentam a confiabilidade e a qualidade dos dados gerados; Não existe burocracia: o documento é gerado de forma simples e direta, dispensando a necessidade de outras burocracias.

A LTcat Inss é uma ferramenta muito importante para as empresas que querem cumprir seus compromissos e g

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