O que é a PPRA e PCMSO e LTCAT?

As siglas PPRA, PCMSO e LTCAT fazem referência a três documentos legais obrigatórios para todas as empresas que tenham vínculo com mão de obra. PPRA é a sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCMSO significa Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional e LTCAT representa o Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho.

Vantagens do uso da PPRA, PCMSO e LTCAT em sua empresa

Como funciona?

Esses documentos legais apresentam requisitos mínimos para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores na sua empresa. O PPRA é responsável por diagnosticar, avaliar e controlar os riscos à saúde e segurança dos trabalhadores expostos a agentes físicos, químicos ou biológicos no ambiente de trabalho. O PCMSO é responsável por monitorar os exames clínicos e complementares de saúde dos trabalhadores, enquanto o LTCAT é responsável por documentar e comprovar as condições de trabalho existentes na empresa.

Vantagens

  • Garantia de segurança para os trabalhadores;
  • Maior produtividade ao aumentar o bem-estar dos colaboradores;
  • Redução de riscos à saúde e lesões no trabalho;
  • Custos reduzidos e prevenção de perdas financeiras;
  • Atualização das leis trabalhistas;
  • Parcerias com prestadores de serviço especializados.

Com o uso da PPRA, PCMSO e LTCAT, sua empresa terá todos os requisitos mínimos para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, além de auxiliar na gestão desses documentos. Assim, você terá maior tranquilidade em relação às leis trabalhistas. Para isso, conte com a Marcelino Assessoria e Engenharia, especializada no segmento Segurança do Trabalho. Entre em contato para começar a obter todos os benefícios que esse conjunto de documentos tem a oferecer.

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