A gestão de saúde ocupacional é um conjunto de medidas e ações aplicadas aos ambientes de trabalho, com o objetivo de preservar e garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Ela tem como base a legislação trabalhista vigente e as normas de prevenção de acidentes do Ministério do Trabalho.

O que é gestão de saúde ocupacional?

A gestão de saúde ocupacional é uma forma de monitoramento direcionado às condições e ambiente de trabalho, por meio de ações visando o controle e prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho. Esta gestão ainda prevê uma análise para a qualificação e atualização dos profissionais, para o cumprimento de regras e exigências da área.

Como funciona gestão de saúde ocupacional?

Para uma adequada gestão de saúde ocupacional é essencial que a empresa realize um diagnóstico inicial para determinar quais são os riscos presentes no local. A partir daí, o gestor é capaz de implementar ações preventivas, criar programas de saúde molem, verificar se as leis trabalhistas são cumpridas, entre outras ações.

Quais são as vantagens da gestão de saúde ocupacional?

  • Redução do número de acidentes de trabalho; Redução de custos de despesas médicas; Garantia de integridade dos trabalhadores; Melhora na imagem da empresa perante a fiscalização.

Com a gestão de saúde ocupacional, a empresa não somente consegue garantir o bem-estar dos seus colaboradores, como também se posiciona como responsável, cumprindo legalmente e mantendo seus empregados bem informados e preparados para o trabalho.

Para garantir que a sua empresa cumpra as normas legais, faça uso da melhor gestão de saúde ocupacional do mercado, com a Marcelino Assessoria e Engenharia. Conheça hoje as soluções e segurança do trabalho da Marcelino e certifique-se de que a sua empresa cumpre as normas de saúde ocupacional.

Entre em Contato