Um laudo de segurança do trabalho é o documento oficializado em que um engenheiro, tecnólogo ou técnico de segurança do trabalho emite um relatório descrevendo o resultado de sua avaliação dos possíveis riscos relacionados às condições de trabalho de um determinado estabelecimento. O documento estabelece recomendações de melhorias para assegurar o cumprimento das normas de segurança e saúde ocupacional exigidas por lei.

O que é Laudo de Segurança do Trabalho

O laudo de segurança do trabalho é um documento emitido por profissionais qualificados para avaliar características relacionadas ao meio ambiente do trabalho de uma empresa, com o objetivo de medir ou prevenir possíveis riscos ou condições que possam causar doenças, acidentes e outros danos à saúde dos empregados da empresa. A realização deste exame é obrigatória para qualquer empresa e estabelecimentos que possuam empregados, de modo a garantir que as condições de trabalho são seguras para os trabalhadores.

Como funciona o laudo de segurança do trabalho?

O laudo de segurança do trabalho é desenvolvido a partir de uma avaliação minuciosa das condições de trabalho da empresa e de todas as áreas, que deve ser realizada por um profissional qualificado. Após a avaliação, é emitido um relatório detalhado, que deve ser entregue à empresa. O relatório lista todos os riscos encontrados, as medidas necessárias para corrigí-los e as principais diretrizes para a implementação de medidas de segurança nos ambientes de trabalho.

Vantagens de possuir um laudo de segurança do trabalho

  • Garantia de segurança dos funcionários: um laudo de segurança do trabalho garante que as condições de trabalho são seguras para os empregados, e todos os riscos possíveis foram identificados e solucionados.
  • Cumprimento da legislação: os laudos de segurança do trabalho são exigidos por lei, e a falta deles pode resultar em multas e outras consequências legais para a empresa.
  • Economia: a realização de um laudo de segurança do trabalho pode resultar em economia a longo prazo, pois evita danos à saúde dos empregados, menores taxas de absenteísmo, etc.
  • Aumento da produtividade: o cumprimento das normas de segurança do trabalho melhora a motivação dos funcionários, aumentando a sua produtividade e assim, os resultados da empresa.

Com o objetivo de oferecer um serviço qualificado de emissão de laudos de segurança do trabalho, a Marcelino Assessoria e Engenharia conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. Se você busca por um serviç

Entre em Contato